Institucional

A ACEC

A história humana reflete a importância do trabalho solidário, cooperativo, associativo. De exemplos amplamente abrangentes, até pequenas situações do dia-a-dia, acumulam-se os efeitos positivos da ação coletiva na busca de soluções de problemas simples até os desafios mais complexos.

A nossa associação comercial existe para juntar interesses e forças com o propósito de solucionar questões que necessitariam muito esforço e recursos para uma empresa resolve sozinha.

Assim, inicialmente, no dia 11 de janeiro de 1981 nasceu a Associação Comercial e Industrial de Chopinzinho por ser a economia dos nossos municípios baseada principalmente no comércio, era necessário proteger-se dos inadimplentes. A ACEC foi criada e imediatamente implantou-se o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.

As mudanças foram acontecendo, novas necessidades surgindo, nossas empresas começaram a se desenvolver e precisavam acompanhar o desenvolvimento e os empresários foram a busca de soluções que pudessem continuar inseridos no comércio. Com cursos palestras, pesquisas, parcerias estamos conseguindo mudar paradigmas e consequentemente respondermos às exigências de nossos empresários e dos clientes que cada vez estão mais exigentes. A parceria com a prefeitura, com a federação das associações comerciais, SEBRAE, e outras entidades, assim como as linhas de créditos especial para seus associados no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal complementam, mas não encerram, a gama de serviços oferecidos pela ACEC a seus associados.

A campanha de Natal que sempre se realizou e este ano tomou outra proporção fazendo um diferencial para o ano todo estando dividida em três etapas. Seus efeitos vão além de nosso município, atraindo com isto consumidores de outros centros.

Outro evento de grande importância é a EXPOCHOPIM, exposição da indústria, comércio e serviços de nosso município em parceria com Prefeitura Municipal, Sociedade Rural, que ocorre a cada dois anos ímpares.

A ACEC tem a sua participação ativa em conselhos da comunidade, participando ativamente no desenvolvimento deste município.

Quanto mais nos identificamos com o nosso associado mais nos fortalecemos. Este fortalecimento nos permite melhorar os propósitos de nossa entidade. Estamos indo para um caminho de atingirmos o fortalecimento de nossa classe empresarial e de nossa associação. Sabemos que este caminho pode estar perto, mas só chegamos lá por dois fatores, que todos podem auxiliar:
a) O aumento do quadro de associados, e para isso cada associado pode auxiliar convidando o empresário que ainda não percebeu a importância de estar participando do associativismo;
b) Comparecendo nas reuniões e nas ações da associação. Com a participação de todos conseguiremos ter uma discussão equilibrada dos problemas que enfrentamos e teremos mais êxito nos resultados esperados. Faça você também parte deste grupo empresarial. Venha discutir questões ou dúvidas comuns a todos, recicle seus conhecimentos e amplie sua rede de contatos.